Conheça o EB-3, a categoria imigratória voltada para trabalhadores estrangeiros que possuem uma oferta de emprego permanente e em tempo integral nos Estados Unidos.
Dependendo do caso, para iniciar o processo de EB-3, o sponsor (empregador) nos EUA precisa solicitar uma certificação trabalhista para o candidato do EB-3 junto ao Departamento do Trabalho (Department of Labor). Uma vez aprovada a certificação, o próximo passo é o envio da petição do EB-3 para o Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).
Os critérios mínimos para o EB-3 podem variar bastante de acordo com o perfil profissional e acadêmico do candidato, e também da profissão que o mesmo visa em exercer nos EUA, mas em todos os casos é preciso já ter o sponsor e oferta de trabalho. Confira os critérios abaixo:
Schedule A – Nesta subcategoria do EB-3 enquadram-se fisioterapeutas que estejam buscando uma licenca no estado americano em que irão residir, enfermeiros profissionais com licença e que estejam cursando uma escola de enfermagem credenciada nos EUA, profissionais das áreas de ciências, artes ou professores universitários que atendam ao menos dois critérios de habilidades extraordinárias.
Profissionais com Diploma – Estrangeiros que possuam pelo menos uma formação superior (bacharelado) nos EUA, ou formação acadêmica equivalente em seu país de origem ou moradia, e que executem uma atividade profissional que esteja em falta ou carente de mão-de-obra qualificada no país. É necessário certificação laboral.
Trabalhadores Qualificados (Skilled workers) – Estrangeiros com pelo menos dois anos de experiência e treinamento profissional na mesma área que estão sendo convidados para trabalhar nos EUA, e que executem tarefas onde existe falta ou carência de mão-de-obra qualificada no país. Também é necessário certificação laboral.
Trabalhadores Sem Qualificação (Unskilled Workers) – Pessoas que possam demonstrar capacidade de executar trabalhos “não qualificados” (menos de dois anos de treinamento ou experiência) que não sejam de natureza temporária ou sazonal. Esta categoria exige certificação trabalhista e uma oferta de emprego permanente em tempo integral.