A categoria de imigração EB-5 concede inicialmente um green card temporário para cidadãos estrangeiros que desejam investir nos Estados Unidos, seja montando um próprio negócio ou comprando uma empresa ou franquia no país. Após dois anos, o investidor poderá solicitar o green card permanente, desde que consiga demonstrar que sua empresa ainda está ativa, rentável e seguindo as regras do programa EB-5 para investidores.
O investimento mínimo previsto para o programa EB-5 é de US$ 500.000 caso a empresa opere em uma Área de Emprego Direcionado (TEA), que são regiões dos EUA com taxas de desemprego mais altas e carência de investimentos. Caso o investidor decida montar seus negócios em uma região mais desenvolvida, como grandes cidades e centros urbanos, o custo do investimento sobe para US$ 900 mil.
Os candidatos ao EB-5 devem ainda provar que os recursos do investimento pretendido vêm de fontes legítimas (legais) e que o novo negócio resultará diretamente na criação e preservação de pelo menos dez empregos em tempo integral nos Estados Unidos.